"A educação é um dos elementos alicerçais do modo de socialização de qualquer criança, numa perspectiva de integração colectiva e crescimento intelectual. A escola deve promover a verdadeira transformação na vida das crianças, ensinando -as a conviver com a diferença, a escutar, a debater, a praticar a cidadania, a promover a cultura da paz…"
A família deve cuidar, educar para o afeto, transmitir valores e formação pessoal.
Parece-me que nesta correria em que toda agente anda, sobra pouco tempo para conversas entre alunos, pais e professores, o que seria saudável para descobrir por que muitos alunos têm comportamentos alterados, seja em casa ou na escola.
Escola e família completam-se, uma depende da outra por isso deveriam reunir esforços na tentativa de alcançar um objetivo maior.
Se pais e escola trabalhassem em conjunto, sem achar que um estaria a invadir o espaço do outro, se família e escola pudessem partilhar vivências e conhecimento, dialogando entre si dando o exemplo aos mais novos que desta forma tomam-se as decisões mais acertadas em beneficio de uma sociedade melhor.
Um melhor futuro para os alunos é, automaticamente, para toda a sociedade.
Por: Paula Costa