Tod@s junt@s construímos o Futuro!

20/04/2015


Bem vindos ao “Momentum” 2 de partilha de opiniões!


Vamos lembrar e frasear outro génio atual, o Professor Michio Kaku, professor catedrático de Física Teórica na Universidade de Nova Iorque. Apresenta-nos através de um livro seu, a esmagadora, apaixonante e provocadora visão do século que aí vem!
Fala-nos de três tipos de civilizações! Do ponto de vista físico são civilizações muito controversas e diferentes do “senso comum”, mas tentemos reduzi-las, se caso for possível, ao Humanismo!
A tradição é Eterna! A educação também é! Mas algo falta neste jogo, que faz com que não encaixem as peças hereditárias nas diversas gerações!?
Os pais dizem: “Com a tua idade não falaria assim e fazia algo que tu não fazes”!
Os avôs dizem: “Quando tinha a tua idade, já muito tinha feito”!
Mas, cada um tem a idade que tem no século que vive!
Hoje em dia as crianças e os jovens não têm objetivos, ou antes não lhes são dados objetivos, modelos! Elas próprias os procuram, bem ou mal, e tornam-se peças fundamentais para as suas vidas! Hoje em dia a sociedade hipocritamente fala do futuro das civilizações como um “slogan” que permite aos autores viverem bem até aos dias que lhes faltam para cumprir a sua missão “Vida”!

 Os pais preocupam-se com os seus filhos, mas encontraram “amas de companhia” para os encorajar e educar, como por exemplo, os professores. A eles cabe a “obrigação da educação”, porque em casa é a família, e família é estarmos juntos a “curtir” televisão até irmos para a cama!
Nunca ninguém pensou em algo grandioso, como o de colocar há disposição destes pequenos habitantes, objetivos, interesses, caminhos, metas, modelos fascinantes de direções nas suas vidas!
O que fazem estes seres? Descobrem mundos infinitos, através da internet, algo alheio aos adultos. Dominam aplicações de smartfones, capazes de levar ao colapso os sensíveis corações dos seus avós! São pequenos engenheiros informáticos, que vivem em mundos paralelos ao dos seus progenitores! Mas estavam à espera de quê!....
Bem hajam, as crianças e jovens que despertaram para a civilização de tipo mais avançado, porque os seus parentes serão analfabéticos enquanto eles singrarão na sociedade, não naquela que nós acreditamos, mas na que prepara o caminho para uma nova civilização, por muito que nos custe!
Já diz a expressão, que sempre ouve “conflito de gerações”, mas neste momento já nem disso se trata! O que existe é conflito de civilizações, sempre crescendo, sempre evoluindo.

 Alerta aos pais:
Não temam por não entenderem! Não questionem o porquê de ser assim!
Nem mesmo os governos sabem explicar! Passa-lhes à distância! A nova civilização está a ser preparada! Pode ser indiferente a muitos ensinamentos familiares, pode ser ríspida nas respostas, pode ser insensível nas abordagens, mas eles são os nossos filhos e sabem que nós somos os seus pais, e independentemente de terem que caminhar para o previsto, sabem que nós não deixaremos de ser “o porto de abrigo”, seguro e amistoso que lhes faz falta!
O mundo já não é o que nós pensávamos que era, tudo mudou e nós sabíamos! Só que pareceu tudo tão rápido, que fomos apanhados desprevenidos!
Deixem correr o mundo, e com ele os sucessores, a nossa “linhagem”, porque deles é a Terra e nela se fará Vida e mais Vida! Porque este é o ciclo, quer seja pequeno ou grande!





                                                                Por: Júlio dos Santos
                                                        Prof. de música na APPDA Norte 
                                                                  e Acma -Avintes
  

Sem comentários:

Enviar um comentário