Tod@s junt@s construímos o Futuro!

13/04/2015

Caros Pais e Encarregados de Educação

A escola é
 “o mundo secreto onde os nossos filhos habitam”.
 Diz o psicólogo  Eduardo Sá




A Apebaco tem vindo a dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos, de modo a melhorar as condições de ensino dos nossos educandos, quer em termos educativos, quer em termos de espaço físico, bem como a melhoria da alimentação na cantina.

Tem ainda ajudado na resolução de problemas pontuais apresentados por Encarregados de Educação. Tem mostrado disponibilidade para dialogar com a Direcção do Agrupamento, de forma a apresentar problemas que                                                                            necessitam de resolução, bem como ajudar na procura                                                                                             de soluções para os   mesmos.


A Associação de Pais debate-se desde sempre com a fraca adesão por parte dos pais e encarregados de educação, Tem persistido, com o empenho de um número reduzido de elementos.

O  seu esforço nem sempre tem sido reconhecido pelos parceiros da comunidade educativa, nem pelos próprios Encarregados de Educação.
Mas não será por essa razão que baixará os braços, muito pelo contrario.
Face à falta de empenho, por parte dos pais e encarregados de educação, na vida escolar dos seus educandos, cabe à associação, de forma generalizada, zelar pelo interesse dos mesmos.
     
                                                                   “As associações de pais visam a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados em tudo o que respeita à educação e ensino dos seus filhos…”

Artigo 2º do Decreto Lei nº 372/90 de 27 de Novembro
Lei das associações de Pais





Continuidade dos objectivos a que a APEBACO se propôs 



De modo a atingir os objectivos a que nos propusemos no que diz respeito :


· À requalificação do espaço físico da nossa escola, de forma a melhorar o dia-a-dia dos nossos educandos e de todos que nela colaboram.

 Após ter detectado algumas deficiências  ao nível do edifício da escola, informamos  a coordenação da  E. Adriano  C. Oliveira (EBACO) e a   direcção do Agrupamento, com as quais , temos reunido . Estes problemas, foram igualmente comunicados ao Concelho Geral, que nos pediu que elaborássemos  uma lista enumerando-os . 


Lista de necessidades que a Escola Adriano Correia de Oliveira requer com urgência:

Obras:
1 -Reparações no interior da Escola. - O edifício tem várias fissuras; as salas de aulas têm falta de mosaicos no chão.

2 -Aquecimento nas salas de aula. - As salas de aulas são geladas; os alunos têm dificuldade em escrever, principalmente nas primeiras horas da manhã.

3 -Instalação de uma cobertura– Junto á portaria.

4 -Instalação de um corredor coberto até ao ginásio. – Em tempo de chuva os alunos ficam molhados quando fazem este percurso de ida e volta para      terem aulas. Os alunos de necessidades especiais têm muitas vezes que esperar que a chuva pare para poderem ir para as aulas de educação física. 

5- Plano de emergência contra Incêndios

                                                                                            

Recursos humanos:
Mais Funcionários. - Há vários alunos com necessidades educativas especiais, que requerem mais atenção por parte dos funcionários. Há alunos que necessitam de 2 funcionários, ao mesmo tempo, para tratar deles em determinadas ocasiões.



A Direção da APEBACO

Devido a falta de orçamento  que existe no agrupamento, para a realização destas obras, foi acordado com o Presidente do C. Geral e a Direção do Agrupamento que a APEBACO faria uma exposição a Dgeste, com o intuito de os alertar para as dificuldades e necessidades que esta escola tem.

Aguardamos as considerações da Dgeste.




· Ao funcionamento da cantina e à qualidade da alimentação,



A APEBACO  enviou vários email para a Gertal, por causa do  seu mau funcionamento. Pouca quantidade de comida e  a fraca qualidade bem como a demora  do serviço. A sopa muito liquida, a quantidade do conduto é pouca e a fruta/sobremesa também não é em condições. 


A 5/2/15 foi enviado mais um  email:


Boa noite

 Venho, novamente, por este meio solicitar a v/atenção para o funcionamento da cantina na Escola Básica Correia de Oliveira em Avintes.
 Já não é um assunto novo, infelizmente, mas continua a dar cartas.
 Continua a prestar um mau serviço a comunidade escolar, neste caso ás crianças.  Como é do v/conhecimento, infelizmente, há crianças que só têm como única refeição quente o almoço fornecido nesta cantina e esse não tem sido de boa qualidade.
  A sopa continua a ser muito liquida, a quantidade do conduto é pouca e a fruta/sobremesa também não é em condições.
 Continua a  deixar muito a desejar também em termos de horários. Há turmas que só têm uma hora de almoço e tem acontecido que já foram para as aulas da tarde sem almoçarem, ou então o director de turma vem á cantina para solicitar que essas crianças saiam da fila onde ainda se encontram e passem á frente das outras crianças.
Agradeço que tomem as v/diligências para resolver este problema que está a afectar toda a comunidade escolar que se utiliza da cantina.
Grato pela atenção prestada.
P' Apebaco
Manuel Brandão






Data: 8 de fevereiro de 2015 às 22:41
Assunto: Fwd: CANTINA



No seguimento do e-mail enviado para V/Exas. no dia 5/2/2015, ficamos a aguardar uma pronta resposta no sentido de se resolver este problema. Entretanto também fui informado que até em algumas situações tem faltado o Pão.
Grato pela atenção prestada.
P' Apebaco
Manuel Brandão




Data: 7 de abril de 2015 às 22:32
Assunto: Fwd: CANTINA

Boa noite Exmos. Senhores,
No seguimento dos e-mails enviados á algum tempo ainda não obtivemos qualquer resposta da parte da empresa. Como consideramos um assunto de extrema importância e com acontecimentos de alguma sensabilidade, Aguardamos alguma resposta no sentido de resolução destes problemas.
Aguardamos uma pronta resposta.
Gratos pela atenção prestada 
P' Direção da APEBACO
Manuel Brandão 


Até ao momento não obtivemos qualquer resposta, por parte da Gertal. 

Continuamos atentos ao que se passa na cantina.

Sem comentários:

Enviar um comentário